domingo, 4 de maio de 2008

O projecto


A villa do Prado Galego é uma estrutura habitacional romana situada a escassos 3 km a Oeste de Pinhel, na comarca da freguesia de Valbom, concelho de Pinhel distrito da Guarda. Edificada entre as curvas de nível dos 600 m e os 610 m, implanta-se numa plataforma de uma suave elevação, definida por duas linhas de água que a ladeiam, afluentes da Ribeira da Pêga. A ocidente encontra-se como principal linha de água a Ribeira da Porquinha.
As campanhas de escavações arqueológicas, iniciadas em 2002, resultaram em 2006 na terceira campanha, durante a qual foi possível identificar com maior rigor parte da estrutura habitacional, a par de uma caracterização mais completa dos níveis de ocupação. A campanha de 2006 permitiu-nos delinear uma parte importante, mas ínfima, da estrutura arquitectónica do conjunto. Uma ampla sala com mais de 45 m2 está pavimentada com um mosaico polícromo, geometricamente decorado e apresentando um medalhão central formado por uma coroa de loureiros; nos ângulos deste requadro, que forma o medalhão central, foram representados quatro cântaros realizados com tesseles em pasta de vidro. Esta sala abre para um corredor porticado, decorado com colunas em granito e capiteis jónicos esculpidos no mesmo material. A Norte duas salas adossadas, com pavimento em terra batida, apresentam-se como espaços relacionados com a actividade doméstica, talvez a cozinha já que numa delas se construiu uma lareira em granito. O segundo ambiente, do qual já identificamos os limites, poderá ter sido pavimentado com um soalho de madeira. Paredes meias com estes dois ambientes e seguindo uma planta linear, escavamos um edifício termal, de médias dimensões, do qual já se podem observar duas salas sobre hypocaustum.

1 comentário:

famel disse...

Que belo progresso!
Recomendo a todos uma passagem pelo Prado Galego, o ambiente é espectacular, o local é bem bonito e aprende-se muito com a Pilar!

Eu gostei bastante da minha participação nas escavações no inicio de este projecto de investigação.